Problema com sonda lambda

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Problema com sonda lambda

Mensagem  Aguiar em Seg Abr 01, 2013 6:53 pm

Amigos,

Estou recorrendo ao conhecimento de vocês para um problemão que me surgiu.

Tenho uma TUC/06 2.7, comprei com apenas 39000KM, linda e impecavel e agora esta com seus 58000km, porém tive uma infeliz surpresa, começou uma leve batida de tucho e percebi que em pouco mais de um mes o ruído foi aumentando, programei uma parada em uma oficina credenciada Bosch de Campinas a havia um intervalo de 2 semana para entrar na oficina, por compromissos meus e pela própria oficina.
Nesse meio tempo, retornando de Sorocaba o pior aconteceu, no início da castelinho o motor parou, chamei seguro e o guincho encostou na oficina, ja imaginei a situação.
Enfim, travou o comando, quebrou a chaveta de um dos comando e atropelou as válvulas, resumo da ópera, fazer o motorzinho. Não pensei duas vezes, vamos abrir e descobrir a causa da falta de lubrificação e efetuar os reparos.
O problema foi uma borra em uma galeria, isso gerou baixa eficiencia de lubrificação nos tuchos e consequentemente travou a árvore, portanto, troca de pistões, anéis, válvulas, retifica de cabeçote, nada meia-boca tudo feito certinho porque vou continuar com o carro por muito tempo, ainda mais agora.

O grande problema esta agora, após a saída da oficina um problema surgiu, em dados momentos, o carro começava a falhar e perdia força, voltei a oficina e no scanner identificou que era sensor de oxigênio. A primeira opção claro foi comprar a sonda universal da Bosch, + ou - R$160,00. Ahh detalhe, descobri que esse motor possui apenas 2 e não 4 como a maioria dos motores. Mas o problema não solucionou e ficou pior, antes havia momentos raros de falha, com a peça nova o problema é constante, mas enfim, partimos para uma pela original comprada na agencia da Norte-Sul de Campinas R$780,00 e para a nossa grande surpresa o problema continuou..............e agora? E agora estamos todos, inclusive o mecânico sem saber para onde correr, esta em contato com o corpo técnico da Bosh, mas ainda não houve uma possível solução.

Trabalho com automação industrial e conheço um pouco de sensoriamento, imagino que após uma medição do sinal de referencia do sensor possamos indicar se o vilão esta na peça ou no cabo ou ainda pior, no módulo.

Por isso peço ajuda a todos que possam ter algum histórico sobre essa situação.
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  arvoredo em Seg Abr 01, 2013 11:48 pm

Puxa vida Aguiar, que mistério! Cheguei a buscar em outros fóruns e até em outras marcas, mas não consigo encontrar um caso semelhante.

Tenho uma V6 com 110mkm e como todo dono, também fico preocupado.

Espero que o superaquecimento que deve ter ocorrido junto a falha do motor não tenha comprometido outras peças.
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  arvoredo em Ter Abr 02, 2013 12:02 am

Já tentou verificar problemas não relacionados, como correia dentada apertada, mangueira da entrada de ar afrouxada ou até mesmo o sensor da borboleta que é o sensor da posição do acelerador?
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  Aguiar em Qua Abr 03, 2013 2:30 pm

arvoredo escreveu:Já tentou verificar problemas não relacionados, como correia dentada apertada, mangueira da entrada de ar afrouxada ou até mesmo o sensor da borboleta que é o sensor da posição do acelerador?

Arvoredo, ontem tive a informação que um engenheiro da Bosch esteve na oficina com um scanner mais atualizado e pode verificar algumas informações novas, como:
Funcionamento das sondas lambdas
valor de leitura da sondas
valor de mistura
A informação que tenho é que as sondas deve gerar um sinal elétrico de até 1000mV, mas quando o módulo não detecta o sensor, usa um valor fixo de 450mV, porém dessa forma a mistura ficaria fixa e não há economia de combustível e nem controle de emissão.
Durante a visita do engenheiro, ficou detectado que a mistura esta rica e que o sinal da sonda esta perto de 1100mV e a reação do módulo seria reduzir a quantidade de combustível, o que explicaria a falta de força, agora precisamos detectar quem esta deixando a queima rica, que pode ser, um bico gotejando ou o controle de entrada de ar falho.
Passei ontem pela manhã na oficina e toda a parte da injeção estava fora e estavam colocando os bicos na maquina de limpeza novamente.
Não importo de pagar pelo serviço, aliás já paguei um bom preço para fazer o motor R$7k, mas um problema como esse intermitente, tira o sono de qualquer um, o carro é muito bom e antes de ocorrer esse problema, não havia qualquer reclamação.
Esse carro é da minha esposa e quem esta mais apavorado em ter o carro de volta é ela.......então quem sofre? Eu e o mecânico...kkkk
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  Aguiar em Qui Abr 04, 2013 3:58 am

arvoredo escreveu:Já tentou verificar problemas não relacionados, como correia dentada apertada, mangueira da entrada de ar afrouxada ou até mesmo o sensor da borboleta que é o sensor da posição do acelerador?


Arvoredo, acho que surgiu uma possível solução, mas ainda não vou anunciar, tenho certeza que ficará pasmo......tem lógica é claro, mas é totalmente impensável a primeira vista.......

Abraços
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  arvoredo em Qui Abr 04, 2013 9:31 pm

Agora criou suspense! confused
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Resolvido

Mensagem  Aguiar em Sex Abr 05, 2013 3:23 pm

arvoredo escreveu:Agora criou suspense! confused

Arvoredo, a questão é daquelas onde vc para e pensa o que um coisa tem a ver com outra......o problema estava no escapamento.......sim, ali mesmo.
Descobrimos que o catalisador de um lado, sabemos q esse carro possui 2, por ter o motor em V, soltou completamente o seu miolo e esse miolo foi parar no abafador, assim o gás da queima se acumulava dentro da tubulação com dificuldade em sair, dessa forma o ambiente ficava saturado e a leitura da sonda naquele ambiente era de que a queima estava rica.
A descoberta foi feita graças a persistência do mecânico em achar a solução, que removeu toda a tubulação, descobriu que o catalisador estava danificado e removeu o abafador traseiro, apartir daí o problema sanou.
Existe o lado ruim dessa história, comprei um sonda original e paguei 3x o valor de uma sonda da Bosch.....agora com o sistema recuperado a solução esta dada, portanto.....para aqueles que não se preocupam nem mesmo com o estado do seu escapamento, fica um histórico, sofrível, mas de grande valor como aprendizado.

Agora estamos com uma Tuc V6 com motor zerado, sistema de escape totalmente revisado, elétrica completamente revisada (mesmo que de maneira forçada), ar condicionado recarregado, 4 pneus novos e só 52000km, acho que posso ficar com ela por um longo tempo......

A proxima troca será do meu carrinho de batalha, Clio Sedã 06, 1.6 16V, valente, mas já esta pequeno....tem alguma recomendação, estou de olho no 408, Captiva 3.6 é claro.......

Abraços
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  arvoredo em Sex Abr 05, 2013 5:05 pm

Aguiar, já tive dois veículos em que o catalisador quebrou, é uma coisa meio comum, mas não tive nenhum problema decorrente disso. Realmente é uma falta de sorte muito grande Exclamation

Nesse sentido, fica mais uma curiosidade, o motor queimou vários cilindros? Esses eram do mesmo lado do catalisador?

Sobre carro menor, que não pife, só sei da Honda, mas também não tem nada de miraculoso.
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Re: Problema com sonda lambda

Mensagem  Aguiar em Sex Abr 05, 2013 6:56 pm

arvoredo escreveu:Aguiar, já tive dois veículos em que o catalisador quebrou, é uma coisa meio comum, mas não tive nenhum problema decorrente disso. Realmente é uma falta de sorte muito grande Exclamation

Nesse sentido, fica mais uma curiosidade, o motor queimou vários cilindros? Esses eram do mesmo lado do catalisador?

Sobre carro menor, que não pife, só sei da Honda, mas também não tem nada de miraculoso.


A troca dos cilindros aconteceu durante a quebra com comando de válvulas, assim, fiz a troca de todo o kit para os 6 cilindros, não troquei apenas um ou outro, todos os cilindros, retentores, válvulas, bielas, bronzina etc, não troquei os tuchos, pois não estavam desgastados, aí vem o de sempre, retifica do cabeçote, jogo de junta, óleo (que sempre usei nos meus carros, o indicado pelo fabricante), por isso nunca tive problema com borra, provável que o antigo não tivesse esse cuidado.


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Re: Problema com sonda lambda

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