Problema no câmbio automático
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Problema no câmbio automático
Boa tarde a todos!
Estou tendo um problema com o câmbio automático de minha Tucson 2.0 2008 e talvez alguém possa indicar um caminho a seguir.
O veículo anda normalmente mas acende a luz de anomalia no painel (chamada luz de injeção), aparece código não presente de defeito no acionamento da embreagem do conversor de torque.
Já estou teimando com esse defeito a algum tempo, já foi trocado o óleo, já tiraram o corpo de válvulas do câmbio (porém não encontraram nenhum defeito), já fizeram uma varredura na parte elétrica buscando possíveis mau contatos, principalmente de terra e até agora nada.
A luz acende, fica um tempo acesa e apaga, depois volta a acender, desligando a bateria o código some.
Percebi que a luz acende sempre na condição de estrada, ou avenida de trânsito rápido, com o pé numa posição fixa do acelerador, pouco acelerado, com rotação baixa, por volta de 3000 rpm (como dizem, quando aceleramos só na "casquinha"). Já peguei o momento exato em que ela acende e não percebo nenhum comportamento diferente, nem trancos, nem nada.
Não temos oficinas especializadas em câmbios automáticos aqui. Quem poderia mexer nisso quer abrir a caixa de câmbio para ver se encontra alguma coisa. Não estou querendo fazer isso sem ter um diagnóstico mais refinado.
Alguém de vocês já pegou um problema parecido ou podem indicar algum profissional que eu possa conversar a respeito?
Abraços,
Junior
Estou tendo um problema com o câmbio automático de minha Tucson 2.0 2008 e talvez alguém possa indicar um caminho a seguir.
O veículo anda normalmente mas acende a luz de anomalia no painel (chamada luz de injeção), aparece código não presente de defeito no acionamento da embreagem do conversor de torque.
Já estou teimando com esse defeito a algum tempo, já foi trocado o óleo, já tiraram o corpo de válvulas do câmbio (porém não encontraram nenhum defeito), já fizeram uma varredura na parte elétrica buscando possíveis mau contatos, principalmente de terra e até agora nada.
A luz acende, fica um tempo acesa e apaga, depois volta a acender, desligando a bateria o código some.
Percebi que a luz acende sempre na condição de estrada, ou avenida de trânsito rápido, com o pé numa posição fixa do acelerador, pouco acelerado, com rotação baixa, por volta de 3000 rpm (como dizem, quando aceleramos só na "casquinha"). Já peguei o momento exato em que ela acende e não percebo nenhum comportamento diferente, nem trancos, nem nada.
Não temos oficinas especializadas em câmbios automáticos aqui. Quem poderia mexer nisso quer abrir a caixa de câmbio para ver se encontra alguma coisa. Não estou querendo fazer isso sem ter um diagnóstico mais refinado.
Alguém de vocês já pegou um problema parecido ou podem indicar algum profissional que eu possa conversar a respeito?
Abraços,
Junior
Junior Sartor- Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/02/2014
Localização : Ribeirão Preto - SP
Problema no câmbio automático
O meu tucson automático 2010 apresentou uma vez este sintoma, o problema foi resolvido com a secagem dos sensores do motor pois segundo a hyundai o motor da tucson deve-se tomar cuidado ao lavá-lo. Eu não sei te dizer qual foi o sensor o que me passaram foi que eles retiraram todos os sensores secaram eles e zeraram o código de erro. Há um ano não tenho mais tido este problema.
fyano- Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/04/2013
Re: Problema no câmbio automático
Agradeço sua postagem e vou tentar fazer o teste. O pessoal da hyundai deu algum detalhe de como fizeram essa secagem? Qual detalhe adicional pode me ajudar.
Obrigado
Junior
Obrigado
Junior
Junior Sartor- Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/02/2014
Localização : Ribeirão Preto - SP
Re: Problema no câmbio automático
Junior,
Pelo que me lembro eles secaram com ar comprimido. Infelizmente não tenho maiores detalhes pois eu não acompanhei o serviço só sei que eles retiraram os sensores, secaram com ar comprimido e pediram para evitar a lavar o motor do tucson.
grato,
Fyano
Pelo que me lembro eles secaram com ar comprimido. Infelizmente não tenho maiores detalhes pois eu não acompanhei o serviço só sei que eles retiraram os sensores, secaram com ar comprimido e pediram para evitar a lavar o motor do tucson.
grato,
Fyano
fyano- Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/04/2013
Re: Problema no câmbio automático
Olá turma.
A bem da verdade, atualmente não se recomenda lavar motores de qualquer carro (Os manuais dos proprietários expressam esta preocupação) devido ao grande número de sensores embarcados neste componente.
Após a lavagem do carro, eu particularmente limpo o motor manualmente com uma flanela e micro-óleo, tipo M1 Starret, WD-40, etc. Dá um visual ótimo e evita-se os inconvenientes de danificar sensores ou mesmo cabos de velas, bobinas, etc.
Boa sorte.
A bem da verdade, atualmente não se recomenda lavar motores de qualquer carro (Os manuais dos proprietários expressam esta preocupação) devido ao grande número de sensores embarcados neste componente.
Após a lavagem do carro, eu particularmente limpo o motor manualmente com uma flanela e micro-óleo, tipo M1 Starret, WD-40, etc. Dá um visual ótimo e evita-se os inconvenientes de danificar sensores ou mesmo cabos de velas, bobinas, etc.
Boa sorte.
Dolphim- Mensagens : 36
Data de inscrição : 04/02/2014
Re: Problema no câmbio automático
Bem esclarecido, uma ótima dica para quem quer ver o motor "tinindo" de limpo!
Phill Lima- Mensagens : 11
Data de inscrição : 02/02/2014
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