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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD

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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD

Mensagem  Márcio Macedo Qua Out 23, 2013 1:04 am

Saudações a todos,

Há pouco tempo, verifiquei que o meu Tucson V6 4WD (2008/2008) possui pino para lubrificação da cruzeta que se encontra logo após a caixa de transferência. Em assim sendo, chamo a atenção para que todos os possuidores de semelhantes veículos atentem para lubrificação da cruzeta do eixo traseiro, pois, tenho o manual de serviço e nada é mencionado sobre o pino de lubrificação da cruzeta. Como existem cruzetas que não têm pinos para lubrificação, pode ser que nem todos os V6 4WD saiam de fábrica com cruzetas que disponham de tal pino.
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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Re: Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD

Mensagem  arvoredo Qui Out 24, 2013 7:36 pm

Olha, todas as Tucson V6 deveriam ter o plug e o anel (borrachinha) para poder verificar o nível do óleo no diferencial traseiro. Mas não é algo para ficar olhando com frequência. A minha está com 120 mil km e já constou esse item numa única ordem de serviço da concessionária, mas não acredito que mesmo na cc tenham olhado o nível do óleo ali dentro, pois o plug não tinha sinal de ter sido mexido Evil or Very Mad 

Se você olhar como está o nível do óleo, diga como está o estado do diferencial. Algumas fotos sairiam bem Idea 
arvoredo
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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Óleos da caixa da transmissão automática, da de transferência e do diferencial traseiro – Tucson V6 4WD.

Mensagem  Márcio Macedo Sáb Out 26, 2013 12:32 am

Arvoredo,

Embora o meu veículo estivesse 40.000 km rodados e 5 anos de uso, resolvi trocar o óleo das caixas e do diferencial traseiro (o do motor sempre troco após cada 5.000 km rodados), pois, uma das coisas mais baratas em relação ao km rodado são os óleos utilizados – o que realmente é caro nesta relação é o combustível...

Eu mesmo fiz todas as trocas e verifiquei que no bujão de escoamento da caixa automática, o qual por sinal é magnético, havia muita sujeira (tipo fuligem) presa no imã e ainda, o óleo original já estava um pouco escuro em relação ao novo. Para a caixa automática, utilizei um óleo com especificação superior ao recomendado pela Hyundai, pois, usei o ISAMATIC V da Ipiranga que é sintético, tendo-o adquirido em um representante do fabricante aqui no Rio de Janeiro: a embalagem de 20 litros custou R$ 608,03, ou seja, cerca de R$ 30,00 por litro – o mesmo preço que compro o óleo sintético para o motor. Como eu tinha que trocar em dois veículos (minha esposa possui um 4 cilindros automático com 36.000 km rodados), o conteúdo de 20 litros foi suficiente para a troca completa: cerca de 7,8 litros em cada caixa e mais 4 litros gastos com a lavagem (flush) até o óleo sair limpo na circulação promovida pela bomba da caixa.

Os manuais brasileiros contém um pequeno equívoco em relação ao óleo da caixa de transferência, não é o utilizado na caixa automática (DEXRON III) como mencionam, mas sim, aquele do diferencial traseiro (75w90 API GL-5). Tinha desconfiança disto e pude ter certeza absoluta quando abri o escoamento de tal caixa, o qual estava lacrado de fábrica.
Embora tanto o óleo da caixa de transferência quanto o do diferencial traseiro estivessem com as cores quase idênticas as de um óleo novo, não compensa economizar negligenciando tais trocas: em relação ao quilometro rodado custam bagatela e ainda, parto da premissa que qualquer o óleo perde suas características com o passar do tempo.
Além disso, também pude limpar ambos os bujões de escoamento que também são magnéticos e continham partículas metálicas neles aderidas.

Se desejarem as dicas de tais trocas, posso redigir um tutorial, porém aqueles que desejarem fazer tais serviços devem possuir uma razoável noção de mecânica.
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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Re: Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD

Mensagem  arvoredo Dom Out 27, 2013 10:24 pm

Márcio Macedo, qualquer informação na parte da manutenção sempre será muito bem-vinda, especialmente sendo em primeira mão Exclamation 
Sobre a mudança de cor tanto do óleo e fluido eu posso dizer que a alteração na cor é parte do processo normal de uso, mas fiquei surpreso quando você constatou partículas magnéticas nos plugues (tampas). Gostaria que explicasse em qual plugue de qual modelo/quantidade havia dessas partículas Question 
arvoredo
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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Óleos da caixa da transmissão automática, da de transferência e do diferencial traseiro – Tucson V6 4WD.

Mensagem  Márcio Macedo Seg Out 28, 2013 4:00 am

Arvoredo,

Eu sei que a alteração de cor é parte normal da vida de um óleo, mesmo aqueles que não são usados no motor, cuja cor alteração se dá principalmente pela introdução de resíduos de carbono provenientes da queima do combustível.

Encontrei minúsculas partículas metálicas (acredito provenientes de ajustes de peças) tanto no bujão de escoamento do óleo da caixa de transferência quanto do diferencial, embora com apenas 40.000 km rodados somente em asfalto, principalmente em viagens. Não penso que isto seja uma anormalidade, o imã é exatamente para reter tais partículas provenientes do “casamento ou assentamento” das peças durante o uso.  

Se o seu veículo já rodou 120.000 km é bastante razoável uma troca dos citados óleos (caixa de transferência e diferencial), porque acredito que você já tenha trocado o da caixa automática. Não sei como a concessionária deixou chegar a tal quilometragem sem a devida toca: - é por isto que não levo para revisão, eu mesmo prefiro fazer todos os serviços...

Na troca que efetuei, por não encontrar óleo totalmente sintético na quantidade necessária (apenas 2 litros), pois, só o encontrei à venda em caixa de com 24 litros, minha opção foi usar o semissintético da PETRONAS TUTELA (75W90 API GL5), o qual também excede as especificações recomendadas.

Em tempo: o seu veículo tem o pino de lubrificação da cruzeta? Fica bem escondido, tem que rodar a cruzeta com a mão para poder ver.
 
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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Re: Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD

Mensagem  arvoredo Seg Out 28, 2013 11:48 pm

Obrigado pelas informações detalhadas Márcio Macedo,

O fluido da caixa automática do meu já foi trocado pelo menos uma vez. Na época da segunda troca fiquei meio assim desconfiado se trocaram ou não. Acho que pode perceber meu nível de confiança na ccs Wink  Talvez troque mais uma vez o fluido da caixa em algum mecânico só para ter certeza, pois tenho notado alguma diferença na retomada e num dia muito quente a caixa já entrou em modo de segurança, uma única vez (perda temporária da quarta marcha), que ocorre quando a temperatura foge dos parâmetros pré-estabelecidos.

Na cruzeta não tenho notícia de alguém ter mexido na concessionária em qualquer Tucson, só se tivessem feito isso sem mencionar mas acho difícil. Fico devendo olhar no eixo propulsor da minha, mas acho que o local para lubrificação deve estar lá sim. Cheguei a olhar no manual de manutenção mas não achei tal procedimento nem na Tucson nem na Santa Fe.

Por falar em óleo, eu ainda vou precisar fazer um protetor de carter novo e eventualmente desamassar o cárter, apesar de que parece não ter afetado o fluxo de óleo, isso fica para mais alguns mil km.
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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Tutorial

Mensagem  D G F Qua Dez 11, 2013 4:46 pm

Márcio, muito legal você ter realizado estes serviços em casa. Estou pesquisando para fazer a troca do óleo da minha V6 com 60 mil km, mas, além de preços absurdos, não, estou com confiança em nenhum dos caras que solicitei orçamento. Uns falam que precisa trocar filtro, outros falam que não. Outros falam que o óleo para este carro é um MOTu que custa 98 reais o litro. etc.

Se for possível, você consegue passar as orientações de como fazer? Onde fica o bujão de escoamento, bocal de abastecimento, procedimento que adotou para o flushing, etc.

abs

Márcio Macedo escreveu:
Arvoredo,

Eu sei que a alteração de cor é parte normal da vida de um óleo, mesmo aqueles que não são usados no motor, cuja cor alteração se dá principalmente pela introdução de resíduos de carbono provenientes da queima do combustível.

Encontrei minúsculas partículas metálicas (acredito provenientes de ajustes de peças) tanto no bujão de escoamento do óleo da caixa de transferência quanto do diferencial, embora com apenas 40.000 km rodados somente em asfalto, principalmente em viagens. Não penso que isto seja uma anormalidade, o imã é exatamente para reter tais partículas provenientes do “casamento ou assentamento” das peças durante o uso.  

Se o seu veículo já rodou 120.000 km é bastante razoável uma troca dos citados óleos (caixa de transferência e diferencial), porque acredito que você já tenha trocado o da caixa automática. Não sei como a concessionária deixou chegar a tal quilometragem sem a devida toca: - é por isto que não levo para revisão, eu mesmo prefiro fazer todos os serviços...

Na troca que efetuei, por não encontrar óleo totalmente sintético na quantidade necessária (apenas 2 litros), pois, só o encontrei à venda em caixa de com 24 litros, minha opção foi usar o semissintético da PETRONAS TUTELA (75W90 API GL5), o qual também excede as especificações recomendadas.

Em tempo: o seu veículo tem o pino de lubrificação da cruzeta? Fica bem escondido, tem que rodar a cruzeta com a mão para poder ver.
 

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Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD Empty Re: Lubrificação da cruzeta do eixo traseiro no Tucson V6 4WD

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