Tucson clube Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

4 participantes

Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  Fabio_GRZ Qui Nov 17, 2011 3:18 am

Minha pergunta amigos eh sobre a correia dentada da tucson V6 a minha esta com 55k km.e vi que no manual na tabela de manutencao programada indica que a correia dentada eh trocada com 50 k km e se entrar no site da hyundai tem a tabela de revisoes que indica que a correia eh trocada com 90k km. Entao quem esta certo? Question

Fabio_GRZ

Mensagens : 19
Data de inscrição : 23/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  arvoredo Qui Nov 17, 2011 8:24 pm

Você deve ter olhado no manual a troca da correia para o modelo 4 cilindros, pois no meu manual consta 90mkm Idea

Também pode ter confundido com a correia acionadora, ou seja, a correia dos acessórios.
arvoredo
arvoredo

Mensagens : 312
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  Fabio_GRZ Sáb Nov 19, 2011 1:43 pm

arvoredo escreveu:Você deve ter olhado no manual a troca da correia para o modelo 4 cilindros, pois no meu manual consta 90mkm Idea

Também pode ter confundido com a correia acionadora, ou seja, a correia dos acessórios.

Arvoredo vc tem uma V6 tambem certo? A sua esta com qual km? Nunca trocou as correias?

Fabio_GRZ

Mensagens : 19
Data de inscrição : 23/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  arvoredo Seg Nov 21, 2011 7:08 pm

Fabio_GRZ, a minha V6 está com 75mkm e ainda não trocou a correia dentada, mas a correia acionadora [dos acessórios] foi trocada nos 50mkm Idea , tudo na quilometragem normal.
arvoredo
arvoredo

Mensagens : 312
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  Fabio_GRZ Seg Nov 21, 2011 8:13 pm

Beleza Arvoredo, obrigado pela resposta Smile

Fabio_GRZ

Mensagens : 19
Data de inscrição : 23/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  AMBN Sáb Jan 05, 2013 6:29 am

Olá senhores,

Este é o meu primeiro post no forum. Pretendo postar na área de apresentações, mas fiz questão de postar primeiramente aqui porque foi este tópico que me fez me inscrever neste forum.

Tenho um Tucson V6 com 58.000km rodados e esta história de correia dentada está me deixando louco!!! bounce

Baixei da internet um manual do tucson em inglês e lá está escrito que a correia dentada do tucson V6, em condições normais de utilização, deve ser trocada com 60 mil milhas (96mil km) ou 48 meses. Em uso severo a correia deve ser substituida após 40 mil milhas (64 mil km). Já no site da CAOA (a propósito, percebam que este não é o site oficial da Hyundai, que é hyundai.com/br/pt/Main/index.html, os caras falam que é na revisão dos 90 mil km que esta maldita correia deve ser trocada. No manual do meu Tucson (em português) está escrito que a correia de distribuição dos motores 2.0 e 2.7 (ou seja a correia dentada) deve ser trocada aos 50mil kms em condições normais de utilização. Este prazo não seria reduzido em caso de uso severo.

Em suma, temos os seguintes prazos de troca de correia dentada na mesa (motor 2.7 V6):

Manual Gringo: Uso normal: 96 mil km ou 48 meses. Uso severo: 64 mil km
Manual Brasileiro: Uso normal e severo: 50 mil km ou 48 meses
Site da Caoa: 90 mil kms

E agora? Em quem devemos confiar Question

Vi que o arvoredo escreveu num post em 2010 no HTFORUM que a concessionária iria substituir a correia dentada do tucson dele por ocasião da revisão dos 50 mil por R$ 372. Creio que acabaram não fazendo o serviço, pois aqui ele está dizendo que o carro dele está com 75 mil kms e que a correia nunca foi trocada. Poderia confirmar, arvoredo?

Pra completar, o bom e velho ADG0068 do Youtube substituiu a correia dentada de um tucson v6 com 50 mil kms rodados e constatou que as peças apresentavam um desgaste avançado Exclamation
Basta digitar ADG0068 no youtube seguido de Tucson V6 que o vídeo aparece.


E agora Question

No Brasil este serviço custa caro, não quero trocar minha correia antes do tempo, mas tmb não quero empenar o meu motor por conta de uma correia dentada partida.

O que acham, senhores?

Abs,
Arnaldo


Última edição por arvoredo em Qui Jan 10, 2013 8:32 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : link do Youtube)

AMBN

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  Fabio_GRZ Qua Jan 09, 2013 11:46 pm

Olá Arnaldo,

Também tenho uma Tucson V6 e esta com 67 mil kms. Ainda esta com a Correia original e pretendo ver isso só com 90 mil kms.

Assisti o vídeo do Adg no youtube e fiquei surpreso com o desgaste dos rolamentos.
Achei muito estranho tal desgaste o que me faz desconfiar da km real do carro, ou ainda onde esse carro costuma andar (muita estrada de terra) aí acaba entrando poeira por tudo atingindo os rolamentos.

Do jeito que estava os rolamentos provavelmente estavam fazendo ruídos ou chiados.

A Hyundai lá fora diz pra trocar com 90 mil kms

Por tudo isso acredito que da para chegar nos 90 mil. E também pela experiência do nosso amigo Arvoredo que só trocou com 90 mil

Fabio_GRZ

Mensagens : 19
Data de inscrição : 23/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  arvoredo Qui Jan 10, 2013 8:01 am

Nada de ficar na dúvida gente, é melhor postar logo do que ficar remoendo sobre informações conflitantes.

A troca da correia dentada, do motor, deve ser feita normalmente aos 90 mil km. Se apresentar desgaste antes, a troca ocorre antes.

Partindo disso, devo dizer que a minha Tuc se comporta muito bem, sem percalços, nada fora do comum. Na época da revisão dos 50 mil km eu confiava mais nas cc's, então quando disseram que ia ser trocada a correia, me foi assegurado que era só a correia dos acessórios e não a correia dentada, então acreditei independente do que estava escrito na nota fiscal que ainda tenho, onde realmente consta como troca da correia acionadora.

Em retrospectiva poderia questionar se quaisquer correias deviam ter sido trocadas com 50 mil km. Hoje faria diferente e pediria para ver o estado das coisas Suspect mas não arriscaria a garantia do motor por tão pouco.

Na troca dos 90 mil km fiquei com as correias antigas, ambas foram trocadas normalmente, mas estão em bom estado, sendo que a correia dos acessórios ainda apresenta uma aparência muito boa. Se acharem util posso postar fotos das correias antigas.

Sobre o vídeo do Youtube: notem o BALDE de parafusos que saem antes de sequer chegar na correia dentada.

Sobre o site da Hyundai: no Brasil a Hyundai é meio divorciada da CAOA de uma forma similar a separação entre Hyundai e Kia no Brasil.
arvoredo
arvoredo

Mensagens : 312
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  AMBN Sáb Jan 19, 2013 12:47 am

Fala pessoal....

Por via das dúvidas, acabei trocando as correias (acessórios + dentada).

Gastei R$ 1700, no total (peças + MOB). Um dos rolamentos da correia dentada estava fazendo barulho, o resto parecia ok...

Acho que valeu a troca, pelo menos agora rodo despreocupado!

Obrigado pelas dicas!

AMBN

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Correia dentada

Mensagem  Lulio Ter Jan 22, 2013 4:27 am

Todos os motores da Tucson, é utilizada a correia dentada?

Lulio

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  arvoredo Ter Jan 22, 2013 9:23 pm

Lulio,

Os primeiros carros usavam engrenagens para sincronizar os tempos do motor, mas a correia (de borracha ou corrente metálica) é mais eficiente, ou seja, é mais econômico produzir, manter e gasta menos combustível do que o antigo conjunto de engrenagens. Então não só na Tucson, mas em todos os carros de série se usa correia dentada ou corrente.

Mas ainda é válida a pergunta, pois eis que surge o motor Wankel. Nesse motor o próprio eixo de rotação fornece a sincronia, então a correia dentada não é mais necessária. Mas tem desvantagens, pois é difícil de construir e a alta temperatura danifica os selos do motor, que começa a vazar combustível e gases, necessitando desmontar para reparar. Eu não compraria um hoje, mas acho que pessoas que tem dinheiro para comprar um Mazda RX-7 não devem se preocupar com isso king
arvoredo
arvoredo

Mensagens : 312
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  Lulio Ter Jan 22, 2013 10:49 pm

arvoredo escreveu:Lulio,

Os primeiros carros usavam engrenagens para sincronizar os tempos do motor, mas a correia (de borracha ou corrente metálica) é mais eficiente, ou seja, é mais econômico produzir, manter e gasta menos combustível do que o antigo conjunto de engrenagens. Então não só na Tucson, mas em todos os carros de série se usa correia dentada ou corrente.

Mas ainda é válida a pergunta, pois eis que surge o motor Wankel. Nesse motor o próprio eixo de rotação fornece a sincronia, então a correia dentada não é mais necessária. Mas tem desvantagens, pois é difícil de construir e a alta temperatura danifica os selos do motor, que começa a vazar combustível e gases, necessitando desmontar para reparar. Eu não compraria um hoje, mas acho que pessoas que tem dinheiro para comprar um Mazda RX-7 não devem se preocupar com isso king


Arvoredo...
Antes de mais nada quero agradece-lo por responder a minha dúvida.
Eu questionei a respeito da correia, pois passei um mal bocado com um Vectra CD16V na hora da venda. Praticamente entreguei o carro de graça em relação ao preço que paguei. Quase tive que pagar para vender rrrsssss. É por esse motivo que tenho medo em comprar um carro 16V com correia dentada.
Mas estou apaixonado no Tucson, é por isso que estou tirando minhas dúvidas. Como você explicou a questão, essa não será mais o motivo para não ter um.
Abraços

Lulio

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Correia dentada 50k ou 90k tucson V6 Empty Re: Correia dentada 50k ou 90k tucson V6

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos