Tucson clube Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4x4 Segredos

3 participantes

Ir para baixo

4x4  Segredos Empty 4x4 Segredos

Mensagem  ZonaLeste Qui Jun 28, 2012 5:59 am

Primeiro carro 4x4 de minha vida é a recente compra , tucson 2.7 automatico ano 06/06...

tenho muitas dúvidas com relação a tração 4x4.

Eu preciso acioná-la no tucson(algum botão? onde?)?
Ela é permanente ?
Em que situação devo acionar (se preciso) ?
Moro em são paulo e sempre tem áreas de alagamento, é seguro passar com o carro com a água até que nível ?
Gasta mais combustível usando 4x4 ? se sim posso desligar ?

um forte abraço a todos, e quem tiver paciência me ajuda aí .... afro
ZonaLeste
ZonaLeste

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 42
Localização : sampa

Ir para o topo Ir para baixo

4x4  Segredos Empty Re: 4x4 Segredos

Mensagem  arvoredo Qui Jun 28, 2012 6:04 pm

Com relação a tração 4x4:

ZonaLeste escreveu:Eu preciso acioná-la no tucson(algum botão? onde?)?
Não recomendo acionar o 4x4 pelo botão sob nenhuma circunstância.

Dito isso, na cidade se usa 4x4 quando quiser sair lançado, que é sair com o carro parado acelerando até o fundo, sem cantar pneus. Mesmo assim desligando o sistema imediatamente. Como dizem na TV: não façam isso em casa.
Normalmente você não vai querer acionar o 4x4 manualmente porque o acionamento manual também tranca o diferencial traseiro, impedindo que o carro faça curvas corretamente. O acionamento manual também tem limites de tempo de uso com cerca de quinze minutos e distância, cerca de cinco quilômetros.

Veículos 4x4 só podem ser guinchados com caminhão plataforma, e não podem ser empurrados.

ZonaLeste escreveu:Ela é permanente ?
A tração da Tucson é permanente, com 99% da tração frontal em situação normal e até 50-50 sob esforço, com caixa semi-deslizante (com controle eletrônico) e bloqueio manual do diferencial traseiro até 40km/h através do botão no painel. É o mesmo sistema da CRV 4x4.

ZonaLeste escreveu:Em que situação devo acionar (se preciso) ?
A situação em que se deve acionar o 4x4 é em estrada de terra fina molhada, por sua conta e risco, porque a Tucson usa pneus para asfalto Rolling Eyes

ZonaLeste escreveu:Moro em são paulo e sempre tem áreas de alagamento, é seguro passar com o carro com a água até que nível ?
A "regra de ouro" do alagamento é que a água não passe da altura da metade da altura roda. Acima disso é arriscado e em qualquer carro sempre têm o risco de trincar o catalizador ou entrar água pelo escapamento. Nunca pare de acelerar em alagamentos, mesmo freando! Enfim, não faça isso em casa.
Quem já passou por alagamentos mais leves, em velocidade sabe que a água passa por cima do capo, ao invés de afastar para os lados. É um tanto desconcertante, então cuidado com a velocidade Idea

ZonaLeste escreveu:Gasta mais combustível usando 4x4 ? se sim posso desligar ?
4x4 têm peças móveis, portanto gasta combustível, faça uso ou não. A fração de combustível varia conforme a necessidade do carro, eletronicamente. Não pode desligar. Mesmo assim, tem quem pense que desliganto o controle de tração o carro pode consumir menos. Eu acho que não tongue


O 4x4 da Tucson com sistema de controle de tração eletrõnico (TC) mais o sistema de ABS faz com que o carro transmita uma sensação de segurança muito boa na estrada, como se o carro ficasse mais tolerante. Enfim, é DIVERTIDO Exclamation
arvoredo
arvoredo

Mensagens : 312
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

4x4  Segredos Empty Re: 4x4 Segredos

Mensagem  ZonaLeste Qui Jun 28, 2012 8:00 pm

Valeu arvoredo sanou minhas dúvidas te devo uma Wink
ZonaLeste
ZonaLeste

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 42
Localização : sampa

Ir para o topo Ir para baixo

4x4  Segredos Empty óleo da caixa de transferência - Tucson V6 AWD

Mensagem  Luis Castilho Ter Jan 16, 2018 4:12 am

Arvoredo, vc sabe dizer qual a especificação do óleo que deve ser substituído na caixa de transferência ?

O manual de minha Tucson V6 AWD menciona:
a) Transmissão Automática: Fluido ATF Dexron III ( 8,5L )
b) Caixa de Transferência: Fluido ATF Dexron III ( 0,8L )
c) Eixo traseiro (diferencial ): API GL-5, SAE 90W

Mas, a oficina de troca de óleo me alerta para o fato do manual do proprietário mencionar a informação errada, pois na Caixa de Transferência ( com engrenagens e não com discos ) tem que usar o mesmo óleo do diferencial traseiro: 75W90 ( Tutela )

Obtive a mesma informação em uma concessionária Hyundai, mas o atendimento deles é uma piada....não dá para confiar!
Não conseguem visualizar a informação na tela do sistema.....pode ?

Luis Castilho

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/04/2017
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

4x4  Segredos Empty Re: 4x4 Segredos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos