Período de amaciamento
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Período de amaciamento
Acabei de comprar minha Tucson 2018 mas ainda está na fábrica. Vou retirá-la numa cidade e emplacar em outra, a 250 km. Procurei pelo manual na internet, para ler antes da viagem, mas não encontrei.
Alguém aqui pode ver no manual quais são as instruções para o amaciamento do motor e transmissão?
Se alguém tiver o manual em PDF ou dica de onde encontrá-lo, também agradeço.
Alguém aqui pode ver no manual quais são as instruções para o amaciamento do motor e transmissão?
Se alguém tiver o manual em PDF ou dica de onde encontrá-lo, também agradeço.
Carlos- Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/11/2017
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Re: Período de amaciamento
Amigo, bom dia!
Você não encontrou informações sobre período de amaciamento porque não há mais este tipo de coisa nos carros de hoje em dia. O amaciamento era feito em motores e componentes antigos, na época em que a construção de motores não utilizava equipamentos de grande precisão como é hoje em dia. Haviam folgas, rebarbas e (des)ajustes aos montes em motores como os do Opala, Fusca, Corcel, etc... os primeiros quilômetros rodados tinham que ser feitos "na manha" para que o próprio funcionamento do motor fosse gerando as folgas certas, fosse retirando rebarbas e assentando ajustes.
O atrito entre mancais e outras partes móveis era mais "justo", o que poderia causar superaquecimento se você subisse muito o motor de giro. Era por isso, também, que naquela época, a primeira troca de óleo era lá pelos 1.000km ou, na melhor das expectativas, lá pelos 5.000km. isso porque esta primeira troca o óleo vinha cheio de limalha de ferro das partes que o motor botava para fora neste momento de ajustes "finos".
Hoje, com sistemas de usinagem de alta precisão, a quantidade de ajustes e rebarbas é muito menor, o que já abre possibilidade o uso de óleos mais finos (para, dentre outras coisas, preencher folgas menores) e menos preocupação. Em resumo, o conselho para motores novos é simples: ande dentro da margem de condução normal do motor, utilizando-o normalmente (sem afundar o pé, sem deixar o RPM subir para a faixa vermelha, etc.).
Mas há uma regra de OURO que vale para TODOS os carros... (principalmente os novos): NUNCA ligue o motor e saia. Ao contrário, ligue o motor e espere alguns instantes (coisa de uns 30 segundos, em média) antes de engatar a marcha e sair, isso serve para que você dê tempo para o óleo sair do cárter e alcançar os componentes mais distantes (como partes do comando de válvulas, por exemplo, que está no topo do motor), lubrificando tudo. Lembre-se que toda vez que você liga o motor depois que ele passou algum tempo desligado, partes dele vão começar a funcionar praticamente sem nenhum óleo...
Você não encontrou informações sobre período de amaciamento porque não há mais este tipo de coisa nos carros de hoje em dia. O amaciamento era feito em motores e componentes antigos, na época em que a construção de motores não utilizava equipamentos de grande precisão como é hoje em dia. Haviam folgas, rebarbas e (des)ajustes aos montes em motores como os do Opala, Fusca, Corcel, etc... os primeiros quilômetros rodados tinham que ser feitos "na manha" para que o próprio funcionamento do motor fosse gerando as folgas certas, fosse retirando rebarbas e assentando ajustes.
O atrito entre mancais e outras partes móveis era mais "justo", o que poderia causar superaquecimento se você subisse muito o motor de giro. Era por isso, também, que naquela época, a primeira troca de óleo era lá pelos 1.000km ou, na melhor das expectativas, lá pelos 5.000km. isso porque esta primeira troca o óleo vinha cheio de limalha de ferro das partes que o motor botava para fora neste momento de ajustes "finos".
Hoje, com sistemas de usinagem de alta precisão, a quantidade de ajustes e rebarbas é muito menor, o que já abre possibilidade o uso de óleos mais finos (para, dentre outras coisas, preencher folgas menores) e menos preocupação. Em resumo, o conselho para motores novos é simples: ande dentro da margem de condução normal do motor, utilizando-o normalmente (sem afundar o pé, sem deixar o RPM subir para a faixa vermelha, etc.).
Mas há uma regra de OURO que vale para TODOS os carros... (principalmente os novos): NUNCA ligue o motor e saia. Ao contrário, ligue o motor e espere alguns instantes (coisa de uns 30 segundos, em média) antes de engatar a marcha e sair, isso serve para que você dê tempo para o óleo sair do cárter e alcançar os componentes mais distantes (como partes do comando de válvulas, por exemplo, que está no topo do motor), lubrificando tudo. Lembre-se que toda vez que você liga o motor depois que ele passou algum tempo desligado, partes dele vão começar a funcionar praticamente sem nenhum óleo...
Marcos ET- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/11/2016
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