Problemas HYUNDAI na especificação do óleo utilizado por concessionarias!!!!!!!

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Problemas HYUNDAI na especificação do óleo utilizado por concessionarias!!!!!!!

Mensagem  serious em Qua Set 21, 2011 4:40 pm

http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/oleo-hyundai-i30-631057.shtml



Reportagem Quatro rodas - 2011

Levar o carro com problemas para a revisão e voltar com tudo em ordem é a regra geral. Mas levá-lo em ordem e retornar com problemas, isso sim é novidade para qualquer um - quer dizer, menos para alguns donos de Hyundai i30. Segundo eles, essa sinfonia metálica tem início após a primeira revisão de fábrica, aos 2 500 km, e seria causada por uma mudança de especificação do óleo.

Dono de um i30 2009 e integrante do i30 Clube, José Roberto Vitorello, de São Paulo (SP), conta que seu caso segue o padrão de outros que tiveram o problema. "Após trocar óleo aos 2 500 km, o motor apresentou ruídos. Descobri, então, que colocaram o óleo 10W40, que não consta no manual do proprietário", afirma. "Ao ligar para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da Hyundai, não sabiam dessa especificação e não recomendavam."

José Roberto diz que o i30 Clube registrou pelo menos mais dez casos iguais. Na maioria deles, a concessionária tenta eliminar o barulho com a substituição de peças do motor. "Em três autorizadas, trocaram tuchos e comando das válvulas, mas isso não resolveu", afirma o analista Luiz Fernando Varella Vieira, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um i30 2009. Há concessionárias que optam por outra solução, como explica Henri Wechsler, de Jundiaí (SP), dono de um i30 2010. "Primeiro a concessionária disse que o barulho era normal, mas depois colocou um aditivo no óleo, que fez os ruídos sumirem por algum tempo. Só que 3 000 km depois eles voltaram."

Para tirar essa dúvida, ligamos para autorizadas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo perguntando qual era o lubrificante usado nas revisões. As quatro confirmaram que é o 10W40, que não consta no manual - este só recomenda o 5W20 e o 5W30. Mais tarde acionamos o SAC da Hyundai, que disse não poder passar esse tipo de informação e recomendou procurar uma concessionária. O óleo 10W40 é mais barato e mais fácil de ser encontrado. Custa 35 reais o litro, enquanto o 5W30 sai por 40 a 50 reais e o 5W20 fica em 59 reais o litro.

Segundo especialistas, a mudança de especificação pode ainda afetar a durabilidade do motor. "A mudança de 5W20 para 10W40 pode trazer o problema de barulho. Assim, o motor será forçado, pois o lubrificante não chegará a todas as partes. A alteração poderá ainda causar desgastes prematuros, travamento ou aumento de consumo", diz o técnico Marco Túlio Starling, membro da BH Oficinas, rede composta por nove estabelecimentos especializados em mecânica coreana.


O POVO RECLAMA

"O problema dos ruídos surge principalmente nos primeiros 2 ou 3 minutos de funcionamento do motor com o óleo 10W40."
José Roberto Vitorello, aeronauta, São Paulo (SP)

"Após a revisão de 2 500 km, o carro começou a apresentar barulhos ao ligar. Fui a três autorizadas e nada resolveu."
Luiz Fernando Varella Vieira, analista de sistemas, Rio de Janeiro (RJ)


RESPOSTA

A Hyundai afirma que não tem registro de problemas devido "à especificação indicada de óleos lubrificantes não estar adequada às nossas condições".


CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

***Isto reforça minha dúvida sobre o óleo correto que deve ser utilizado e adequado para o Hyundai Tucson

serious

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